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Compreendendo o Storefront e seu potencial para turbinar seu E-commerce

Compreendendo o Storefront e seu potencial para turbinar seu E-commerce

Storefront é uma denominação que se refere à interface visual de uma loja online ou site de comércio eletrônico. Em outras palavras, é o espaço onde os clientes interagem com o site, escolhem os produtos que querem comprar e finalizam suas compras, seguindo todo o processo de compra.

No entanto, é muito mais do que uma simples vitrine virtual. Além do design, um storefront precisa proporcionar boa usabilidade e deve ser capaz, entre outras coisas, de ser otimizado para dispositivos móveis. A tecnologia Headless, por exemplo, permite personalizar o site, loja ou e-commerce com maior flexibilidade – você aprenderá mais sobre esta tecnologia ao longo deste artigo.

Portanto, é crucial que você se dedique ao storefront da sua marca. A primeira impressão que seus clientes terão do seu e-commerce depende dele, e isso pode influenciar diretamente na experiência do usuário e na capacidade de converter vendas.

Vamos, então, entender melhor este conceito?

O que é um storefront?

Para quem comercializa seus produtos online, é a interface visual da loja. Ou seja, é uma parte fundamental da loja online, pois quando bem projetado pode melhorar a experiência de navegação do cliente, aumentar as vendas e reforçar ainda mais a imagem da marca.

Portanto, é extremamente importante que a loja online seja projetada de forma clara, atrativa e fácil de navegar para os clientes.

Além disso, é essencial que o storefront seja otimizado para dispositivos móveis, tendo em vista o aumento constante de usuários que fazem compras via smartphone, tablet, etc.

Antes de nos aprofundarmos neste assunto, precisamos entender algo sobre a base do e-commerce, a partir de sua programação, pois um e-commerce é composto por duas partes: o back-end e o front-end.

O back-end é a parte codificada da sua loja online. Como os bastidores de um show, não conseguimos vê-lo, mas é onde os desenvolvedores de back-end programam e lidam com a lógica do negócio, o armazenamento de dados, entre outras funcionalidades planejadas e necessárias.

A primeira impressão que seu cliente terá da loja é crucial para a possível compra.
Por outro lado, o front-end é o template do seu e-commerce, também chamado de “head” (cabeça) do negócio digital.

É onde se trabalha no design do site, layout, botões, formulários e toda a estrutura acessível ao usuário, como o palco totalmente preparado de um show. Tudo que pode ser visto pelos clientes está no front-end.

E, quando adicionamos outros recursos que ajudam na usabilidade, como aplicativos auxiliares, chegamos ao storefront.

Storefront e Headless Commerce

Para entendermos como podemos melhor aproveitar o storefront e a força que ele tem no seu e-commerce, é importante entendermos também o que é Headless Commerce.

Para quem ainda não conhece, Headless Commerce (traduzido como “comércio sem cabeça”) é uma plataforma que permite que você faça alterações nos componentes de front-end e de back-end sempre que quiser, e conforme suas necessidades. Muito diferente de uma plataforma monolítica que não permite que o front-end seja desacoplado do back-end, além de não permitir integração.

Essa autonomia e integração que o front-end e back-end têm através do headless commerce são possíveis por meio de APIs, um ambiente virtual que permite a integração de aplicações desenvolvidas por terceiros. Por exemplo, a instalação de chats, apps de precificação, entre outros que tendem a ser necessários para atender às necessidades dos usuários.

Como conseguir um storefront otimizado e eficaz

É importante considerar alguns recursos necessários para obtermos um storefront otimizado, eficiente e que atenda às expectativas criadas para sua marca.

Aqui vamos abordar alguns pontos sobre usabilidade, design e personalização que consideramos serem a base para a eficiência do seu e-commerce!

Usabilidade

A usabilidade é um dos principais fatores para a retenção de clientes em e-commerces. Poucos usuários permanecem fiéis a sites que encontram obstáculos, como dificuldades para entrar em contato, sites contra-intuitivos ou que têm um tempo de carregamento muito longo.

Esses pontos relacionados à usabilidade do seu cliente precisam ser coletados para promover melhorias, pois fornecer o que o cliente precisa de maneira mais simples é o que aumenta as chances de ele permanecer em seu e-commerce e fechar negócio.

Design

O design de um storefront é o primeiro contato que o cliente terá com o seu e-commerce, ou seja, é a primeira impressão que ele terá sobre sua marca e seus produtos.

Com isso, um bom design pode ajudar a criar uma primeira experiência positiva e mais interessante para seus clientes, aumentando a chance de ele finalizar a compra e voltar a comprar no futuro, além de poder ajudar a destacar produtos que você está vendendo.

Lembre-se: um bom design tem o poder de aumentar a confiança do cliente em sua marca, pois transmite profissionalismo e credibilidade.

Personalização

A personalização é o terceiro ponto que vamos abordar para alcançar um storefront eficiente. Como falamos acima sobre a importância de um design bem-elaborado, pensando sempre nas necessidades do usuário, aqui falaremos sobre como seria um design otimizado e também a importância dessa personalização.

Para começar, é fundamental que o design do seu site seja responsivo, ou seja, funcione perfeitamente para quem acessa via celular, tablet ou computador.

Agora, se o seu e-commerce tem um ótimo design e funciona perfeitamente quando o usuário acessa o site pelo computador, mas tem imagens, botões e informações cortadas quando o usuário acessa pelo celular, você desperdiçou tempo e dinheiro. Lembre-se sempre do crescente número de acessos e compras via mobile.

Quando falamos de personalização, também é importante mencionar a relevância de uma boa plataforma de customização para que as funcionalidades do seu e-commerce sejam o mais eficientes possível.

Plataformas como a Wake têm proporcionado inúmeras vantagens e soluções para acelerar negócios, atualizações em curto prazo, autonomia para desenvolvimentos personalizados e uma significativa otimização para SEO.

Com isso, podemos concluir que um Storefront otimizado e eficaz é extremamente importante para o sucesso do seu e-commerce, pois ele tem a capacidade de aprimorar a experiência de navegação do cliente, aumentar suas vendas e fortalecer a imagem da sua marca.

Portanto, fique atento a todos esses pontos que mencionamos para alcançar a eficiência no seu e-commerce. E se você precisa de ajuda com isso, fale conosco, estaremos felizes em ajudar!

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