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O Marketing que Impulsionou o filme da Barbie: Uma estratégia de sucesso

O Marketing que Impulsionou o filme da Barbie: Uma estratégia de sucesso

Nesta quinta, dia 20 de julho, os cinemas brasileiros receberão finalmente o longa-metragem da Barbie. O filme é um dos lançamentos mais esperados dos últimos tempos e conseguiu um feito raro na indústria do cinema: após o filme registrar a maior pré-venda do ano no Ingresso.com, ele se tornou o responsável pela maior pré-venda da Warner Bros. no Brasil.

O segredo por trás desse sucesso? O Marketing! A parceria da Mattel com a Warner Bros. resultou em um trabalho que une storytelling, nostalgia e branding. Isso porque a narrativa dos cinemas é única e pensada exclusivamente na geração atual. Ainda assim, o apelo nostálgico é grande, fazendo com que milhares de adultos queiram reviver no cinema a expectativa em torno da boneca tal quando eram crianças.

Muito mais do que um filme que busca alavancar a venda das Barbies, o longa-metragem chega com a estratégia de afirmar todo o branding da personagem – e isso não há o que negar. São dezenas de licenciamentos, de marcas de roupas até cosméticos, passando ainda por categorias como alimentação, higiene e, claro, brinquedos.

Barbie | Trailer Dublado

“O buzz que a Mattel provocou com a produção do filme Barbie certamente impactará nas vendas da boneca e no aumento de licenciamentos em torno da marca. O Barbiecore já foi abraçado pelo mercado e vai atingir todos os públicos. Mesmo com uma narrativa adulta, o conceito da história é de consciência coletiva – eu sou diferente, mas tenho um lugar no mundo que vou encontrar. A Barbie não quer ser mais um estereótipo – ela quer criar novas jornadas e histórias”, contou Koca Machado, professora de Branded Content e Storytelling da ESPM, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Reposicionamento e Vendas

A especialista ainda explica que a logline do filme entrega um reposicionamento da boneca e como ela está inserida no comportamento contemporâneo da sociedade: “Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade.”

Com isso, a Mattel conseguiu criar um grande buzz sobre a marca e sobre toda a transformação que ela viveu nas últimas décadas. “O filme impacta as vendas porque conta com uma ferramenta que antes a Barbie não tinha: uma história. Tudo que é falado em torno da Barbie foi criado pelo inconsciente coletivo. Loura, linda, com um corpo mais do que perfeito. Essa persona não tem mais lugar no mundo contemporâneo, nós queremos ser o que somos e a Barbie também. Sendo assim, deixa a Barbie contar a história dela para todos”, pontua Koca.

Somado à Força da Narrativa, A Mattel Materializa a História com Ícones Pop

A Barbie é a Margot Robbie – literalmente uma Barbie do século 21, linda, atriz e influente. O mesmo para Ryan Gosling, que encanta o público desde que era criança, na Disney Channel. A música é da Billie Eilish, uma das artistas mais aclamadas pelos jovens.

“É Fórmula de Sucesso em Posicionamento, Narrativa e Uma História para Todas as Gerações”

A professora de Branded Content e Storytelling da ESPM analisa que o filme é uma fórmula de sucesso em posicionamento, narrativa e uma história para todas as gerações. Vai vender boneca, vai distribuir licenciamento para produtos e vai iniciar mais uma franquia: Barbie, o filme. A narrativa é viva e tende a acompanhar a evolução dos tempos e das pessoas.

Brand Equity

A Barbie é uma das marcas com maior Brand Equity do mundo. Seu valor não está diretamente ligado à precificação da imagem da Mattel e sim ao seu valor agregado ao que ela está ligada. Tudo o que é possível mensurar no Marketing e melhorar o branding,

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