Blog

Live commerce – Como a estratégia otimizou a experiência de compra online

Live commerce – Como a estratégia otimizou a experiência de compra online

A chegada da transmissão ao vivo do Taobao do Alibaba em maio de 2016 marcou a abertura de um novo capítulo nas vendas. A gigante chinesa do varejo foi pioneira em uma nova abordagem poderosa: vincular transmissões ao vivo online a lojas de e-commerce. Assim,  permitindo que os espectadores assistam e comprem ao mesmo tempo. O live commerce tornou-se rapidamente um elemento fixo dos eventos de vendas do Dia dos Solteiros, um grande evento de compras na China. De maneira mais ampla, uma ferramenta digital confiável para impulsionar o engajamento e as vendas do cliente. 

Em 2020, o Alibaba gerou impressionantes US$ 7,5 bilhões em volume total de transações nos primeiros 30 minutos de seu evento de pré-venda do Dia dos Solteiros no Taobao Live. Bem-vindo à próxima onda da revolução do comércio eletrônico.

O live commerce combina a compra instantânea de produtos em destaque com o envolvimento do público por meio de recursos de bate-papo ou botões de reação. Na China, as transações em tempo real transformaram o setor de varejo e se estabeleceram como um importante canal de vendas em menos de cinco anos.  

Em uma pesquisa de 2020, dois terços dos consumidores chineses disseram ter comprado produtos por transmissão ao vivo no ano passado. Embora os varejistas em geral no Ocidente ainda fiquem atrás da China na busca pelo comércio de live commerce, os primeiros usuários também estão começando a acumular vendas significativas. 

Resta saber exatamente como esse novo canal sairá. O que está claro é que ele tem um enorme potencial de longo prazo para marcas e plataformas de e-commerce. Se a experiência da China serve de guia, nossa análise sugere que as vendas iniciadas por livestreamers podem representar de 10% a 20% de todo o comércio eletrônico até 2026.

O que é live commerce?

Live commerce é um streaming interativo divertido combinado com compras instantâneas e ofertas de comércio ao vivo de varejistas e marcas, enfim, tudo em uma plataforma digital. 

Embora seja um canal e uma experiência de compra relativamente novos, as transações em tempo real têm enormes recursos de criação de valor.

Qual é o impacto das transações em live commerce?

Os consumidores podem assistir e comprar por meio do comércio ao vivo, enquanto o público participa por meio de recursos de bate-papo ou botões de reação. Considere como estamos imersos nas mídias sociais e no enorme sucesso de canais como o Tik Tok. Agora inclua a capacidade de fazer compras com facilidade e é uma combinação vencedora para o e-commerce. 

Ele atende a muitos requisitos, não apenas é divertido, mas também acelera a jornada do cliente, desde o conhecimento até a compra, em um período de tempo ultra curto.

Quem está comprando?

As principais categorias em Live Deals foram Vestuário e Moda, seguidas por Beleza e Alimentos. Portanto, não é surpresa que os millennials e a geração Z sejam os maiores compradores, embora a demanda também esteja crescendo entre os clientes de meia-idade.

Melhores práticas de negociação 

Como acontece com qualquer canal emergente, existem algumas práticas recomendadas e lições aprendidas ao iniciar a negociação em live commerce. 

Dependendo do seu orçamento, marca ou tamanho da organização, pode ser uma boa ideia testar seu produto primeiro usando canais de mídia social como TikTok, Instagram e Facebook. Há também um mercado, incluindo Amazon Live, Taobao ou Tmall, para ver como é a resposta. 

Assim como em qualquer campanha online/digital, é importante acompanhar o desempenho de sua transmissão ao vivo em termos de visualizações, conversões, produtos mais vendidos. Assim você pode avaliar seu sucesso ou identificar áreas em que pode melhorar. 

Pense cuidadosamente sobre o seu produto. Por exemplo, você deseja lançar um novo produto, oferecer uma oferta especial, acabar com o estoque antigo ou focar nos seus produtos mais vendidos. 

Pense no seu público-alvo, coloque-se no lugar do cliente. Assim, entenda o que é importante para ele, a melhor plataforma, entre outras coisas.

Ofertas ao vivo e compras por impulso andam de mãos dadas. Portanto, certifique-se de que seus produtos tenham uma ótima aparência na tela e faça sua pesquisa sobre preços. 

Certifique-se de que as pessoas que hospedam sua transmissão ao vivo entendam seu produto e clientes para que possam vender e se envolver de acordo.

Formatos populares que funcionam bem no comércio ao vivo incluem tutoriais, entrevistas, recursos de bastidores e histórias de marca. Juntamente com jogos, questionários e brindes, a chave é sempre manter seu público entretido e manter sua atenção. 

A negociação ao vivo está ganhando força e não há dúvida de que esse canal dinâmico é de grande importância para o público online. Como uma agência de marketing de e-commerce, estamos ansiosos para ver o que vem a seguir para o comércio ao vivo.

Posts Relacionados