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Comércio eletrônico – Melhores práticas de Design e Usabilidade

Comércio eletrônico – Melhores práticas de Design e Usabilidade

O objetivo de qualquer site de comércio eletrônico é vender: por mais óbvio que pareça. Para vender mais, a loja precisa convencer o usuário a comprar – e é aí que entra o UX (User Experience)

As empresas estão entrando na era centrada no cliente, na qual as necessidades do cliente são colocadas em primeiro lugar e os processos de negócios são ajustados de forma correspondente. A experiência do usuário é a chave para vendas bem-sucedidas, mas existem certas práticas de UX a serem seguidas se você deseja que sua loja venda.

O que torna um bom UX para o site de comércio eletrônico

UX é uma experiência que a pessoa tem ao visitar o site. Essa experiência pode ser medida pelo quanto é agradável, pela facilidade de navegação, pelo apelo do design e por outros fatores. O principal objetivo do UX é tornar o processo de navegação no site o mais fácil e agradável possível, ao mesmo tempo em que leva o visitante a uma compra. 

O UX desempenha um grande papel no suporte ao funil de vendas do comércio eletrônico . Um funil de vendas é basicamente um caminho que leva o usuário a fazer uma compra, desde o primeiro conhecimento do seu produto até o pagamento efetivo.  

Embora o funil de vendas seja único para cada negócio, seu objetivo continua o mesmo: ajudar o usuário a decidir pela compra. Portanto, se você tiver em mente o princípio do funil de vendas, poderá ajustar o design e a funcionalidade da loja de forma correspondente e criar uma experiência de usuário contínua e sólida.

As melhores práticas para impulsionar as vendas com a ajuda do UX no seu comércio eletrônico

Embora existam tendências que mudam a cada ano, algumas coisas fazem parte da regra de ouro para qualquer loja de comércio eletrônico. Depois de segui-los, metade do seu trabalho será feito. E lembre-se sempre do mais importante: o usuário vem em primeiro lugar. Não torne a loja atraente para você – avalie-a do ponto de vista do usuário e avalie criticamente se ela faz você querer comprar.

Deixe sua mensagem brilhar

Muitos proprietários de empresas trabalham primeiro no design de suas lojas e, em seguida, tentam adaptar as informações à aparência do site. Mas não é assim que as coisas deveriam funcionar.

Quando se trata de comércio eletrônico, a funcionalidade deve sempre vir em primeiro lugar. Portanto, comece definindo sua mensagem e o que deseja dizer ao usuário e, em seguida, crie um design em torno dela.  

É aqui que você pode ajudá-lo a identificar os USPs (pontos de venda exclusivos) do seu produto e ter ideias sobre como enfatizá-los. Por exemplo, se você estiver vendendo cosméticos ousados ​​e inovadores para um público mais jovem, crie um título e uma proposta de valor fortes e atraentes, destacados com cores e formatos apropriados. Escolher um tema de comércio eletrônico personalizado geralmente é a melhor maneira de conseguir isso.

Os usuários devem saber o que estão recebendo quando entram em um site, então não os confunda. 

O conteúdo da página inicial deve ir direto ao ponto: dizer sobre o que é o produto e o que o torna excelente. O design também deve ser limpo e simples para combinar com a mensagem.

Compatível com celulares

Os dispositivos móveis dominam o mundo e, para se manterem competitivas, as empresas devem lançar aplicativos móveis para reter clientes.

Para o e-commerce, a importância do celular dobra. Se o usuário não gostar do visual da loja ou se o fluxo estiver desconfortável, ele não perderá tempo corrigindo o problema – basta fechar o aplicativo e você não o verá mais. 

As versões da loja para celular e para computador são muito diferentes, então você não pode usar a loja para computador como ponto de referência. Muitos empresários tendem a ignorar isso, tenha isso em mente. 

Um bom exemplo é colocar os ícones de carrinho e pesquisa aparecendo e permanecendo no topo para que os usuários sempre saibam o que aconteceu com seu pedido. Isso minimiza as chances de abandono de carrinho e saídas de loja.

Otimize o checkout

Como o comércio eletrônico é sobre vendas, você deseja orientar os usuários a fazer uma compra. Uma etapa crítica nesse processo é a otimização do checkout. 

De acordo com a Barilliance, a taxa média de abandono de carrinho foi de 78,6% em 2017 – e os checkouts complicados são uma das principais razões por trás disso. Alguns dos maiores erros sobre o checkout são: 

  • muitos passos;
  • sem barra de progresso;
  • Preços inesperados (impostos, frete);
  • Portanto, considere abordar esses problemas e tornar seu checkout rápido, transparente e fácil.

É sempre uma boa ideia visualizar um processo e deixar o cliente entender o que está acontecendo.

Um bom exemplo é dividir o processo de checkout em 3 etapas fáceis de entender. Além disso, o checkout pode conter todas as informações necessárias (ou seja, cobranças totais, vários métodos de pagamento) e, portanto, torna-se 100% transparente e informativo.

Incorpore listas de desejos e não se esqueça do check-out do convidado

As listas de desejos são uma parte importante de qualquer loja de comércio eletrônico. Ajudam a fidelizar os clientes mas ao mesmo tempo, devido à opção de partilha, ajudam a atrair novos visitantes para o site e a convertê-los em compradores. 

Se você oferece uma única lista de desejos ou várias, certifique-se de que ela seja facilmente gerenciada e clara para o usuário. Mais um ponto que afeta muito as vendas é a opção de checkout de convidado. 

A maioria dos utilizadores não quer perder muito tempo a registar-se e prefere abandonar o site a preencher todos os campos obrigatórios. Portanto, sua tarefa é manter esses usuários e oferecer-lhes uma alternativa.

Podemos deixar como conselho, o usuário ao navegar no catálogo de produtos, podem clicar imediatamente no botão “coração” e adicionar o produto à lista de desejos. Embora pareça óbvio, alguns sites ainda forçam você a abrir uma janela de item e só então adicionar o item à lista de desejos.

Pense na navegação

De acordo com o Merriam-Webster, uma boa navegação deve ser intuitiva, ou seja, “fácil de entender”. Uma vez que um visitante assume o controle da navegação, as chances dele acabar fazendo um pedido e concluindo uma compra aumentam. 

Um dos critérios práticos de uma boa navegação é a simplicidade e o número mínimo de cliques necessários para realizar uma ação. Ninguém tem tempo para gastar nas compras do dia a dia. Em seguida, teste para ver qual é a opção mais eficaz para os usuários.

Uma dica útil a ter em mente é usar um design típico de site de comércio eletrônico. Isso inclui ter uma lista de produtos/categorias na parte superior e um carrinho de compras no canto superior direito. Esse truque ajudará instantaneamente os usuários a sentirem que já visitaram sua loja e tornar sua experiência mais fácil e agradável.

Incorporar personalização

Devido à estratégia centrada no cliente, as empresas precisam enfatizar a personalização para manter os clientes engajados e interessados ​​na marca. 

Do lado do UX, a personalização pode vir na forma de uma seção “Recomendado” ou “Sugerido”, o que se mostra muito útil e eficaz para os usuários. Sinta-se à vontade para fazer alguns upsells ou cross-sells aqui. É claro que estamos falando de personalização baseada em aprendizado de máquina, como a amplamente usada na Amazon. Usando os dados que você já possui, você pode aprimorar a experiência do cliente.

Outra ótima maneira de adicionar personalização à sua loja é permitir que os clientes personalizem mercadorias como Ralph Lauren fez. Em vez de oferecer mercadorias em “todos os tamanhos e cores”, o site oferece a experiência única de criar seu próprio produto.

A experiência do usuário não é o único fator que afeta conversões e vendas, mas influencia fortemente o comportamento do usuário. Para não apenas atrair usuários, mas também fazê-los querer voltar, você deve fornecer a eles uma experiência positiva e sem complicações que beneficiará você e seus clientes.

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