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Carrinho abandonado – 12 maneiras de evitar perder clientes

Carrinho abandonado – 12 maneiras de evitar perder clientes

Você já notou que a maioria dos compradores on-line  saem antes do checkout e deixam seu carrinho abandonado?

Todo o marketing de comércio eletrônico que leva ao checkout pode ser perfeito, mas o que faz seus clientes mudarem de ideia no último minuto? 

Na verdade, muitos compradores online não concluem suas compras. Assim, eles podem adicionar um item ao carrinho, mas desistir antes de concluir o processo de checkout.

Dessa forma, a taxa média de abandono do carrinho de compras em todos os setores em 2022 é de aproximadamente 69,99%. Isso se traduz em perda de receita para sites de e-commerce.

Felizmente, podemos ajudá-lo a reconquistar os compradores reduzindo os carrinhos abandonados, aumentando a fidelidade do cliente e aumentando as vendas online.

Antes de mergulharmos em várias estratégias para reduzir o abandono de carrinho e ajudar você a maximizar as vendas, vamos entender o que é um carrinho abandonado e o porquê dos compradores não fazerem check-out.

O que é um carrinho de compras abandonado?

Depois que um comprador decide deixar o carrinho e sair do site, há poucas chances de ele retornar por conta própria para concluir a compra. 

Várias pesquisas e estudos mostraram que, quando os compradores abandonam seus carrinhos de compras on-line, a maioria não retorna para concluir a compra posteriormente.

Como esse número é tão baixo, podemos ter certeza de que os compradores abandonam seus carrinhos de compras. 

Toda vez que um cliente abandona o carrinho, você perde uma venda em potencial.

Muitos desses compradores acabam comprando o mesmo item em um e-commerce diferente ou em uma loja física depois de abandonar o carrinho. 

Como você pode ver, não abordar uma alta taxa de abandono de carrinho é uma maneira importante de limitar seu sucesso.

Por que os compradores abandonam seus carrinhos de compras?

Os compradores online abandonam seus carrinhos por vários motivos. Eles podem ser:

  • Comparação de preços de vários vendedores;
  • Realização de pesquisas sobre um produto ou serviço;
  • Procurando um código de cupom para usar;
  • Preocupação com a segurança do pagamento.

Felizmente, todos os problemas do comprador podem ser resolvidos com uma sólida estratégia de recuperação de carrinho abandonado.

Lembre automaticamente os compradores de finalizar a compra com uma campanha de carrinho abandonado

O abandono do carrinho não é o resultado final, desde que você interfira no seu marketing. 

De fato, um relatório mostra que até 74% dos compradores que abandonam seus carrinhos podem ser persuadidos a fazer uma compra com a estratégia de comunicação correta. 

Campanhas de mensagens de texto ou e-mail de carrinho abandonado são maneiras comprovadas de salvar carrinhos abandonados.

Forneça uma variedade de métodos de pagamento

Diferentes compradores online preferem diferentes métodos de pagamento. 

Se a sua loja online aceita apenas uma gama limitada de opções de pagamento, você corre o risco de perder vendas potenciais quando os clientes abandonam seus carrinhos depois de saber que seu método de pagamento preferido não é aceito.

Aceitar vários métodos de pagamento também reduz o atrito para os clientes durante o processo de checkout. 

Por exemplo, se a sua loja online aceitar o Apple Pay em vez de exigir que todos os hóspedes forneçam os detalhes do cartão de crédito, o processo de checkout será executado com muito mais eficiência do que seria de outra forma.

Seja transparente sobre frete e impostos

Existem várias razões possíveis para o abandono do carrinho de compras. Custos de envio inesperados e altos impostos são os mais notáveis. 

Você sabia que 63% dos compradores online abandonam seus carrinhos devido aos altos custos de envio?

Custos de envio surpreendentemente altos podem afetar negativamente a disposição de compra dos clientes.

Antes que os clientes cheguem à página final de checkout, certifique-se de que eles estejam razoavelmente informados sobre o envio e outros custos adicionais. Em alguns casos, pode até ser sensato oferecer frete grátis.Embora o frete grátis nem sempre seja uma opção viável, oferecê-lo para determinados itens pode reduzir a taxa de abandono do carrinho.

Forneça aos clientes um serviço de checkout de compras sem complicações

Oferecer check-out de convidados é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de reduzir o abandono do carrinho durante o processo de check-out. 

Pesquisas apontam que 43% dos clientes preferem usar o checkout de convidado. De fato, 72% dos entrevistados disseram que normalmente usam a opção de checkout do convidado, mesmo que tenham uma conta na loja online.

Sim, idealmente, seus convidados devem criar contas em sua loja de comércio eletrônico. Isso pode aumentar as chances de o cliente retornar no futuro.

No entanto, exigir que todos os clientes criem contas pode resultar na perda de vendas de comércio eletrônico. Não subestime o valor potencial de permitir que os convidados façam compras sem abrir uma conta.

Prometa e facilite compras rápidas e seguras

Seus clientes em potencial provavelmente são pessoas ocupadas. Você deve projetar seu fluxo de checkout de acordo. 

No geral, todo o processo de checkout não deve levar mais de quatro minutos. 

Também deve ser seguro. Se você conseguir inspirar a confiança do cliente, poderá reduzir as taxas de abandono do carrinho de compras.

Faça seus compradores se sentirem seguros com símbolos de confiança. O símbolo de confiança é um elemento visual na página de checkout que mostra imediatamente aos clientes que a loja de comércio eletrônico manterá seus dados seguros.

Símbolos que podem aumentar a confiança dos clientes online: 

  • Símbolo SSL
  • Símbolo do distintivo de segurança. 

Estes são apenas alguns exemplos de importantes símbolos de confiança que você pode incluir em seu site.

A presença de um símbolo de confiança pode tranquilizar os clientes durante toda a jornada. Os símbolos também comunicam informações valiosas de forma eficaz, evitando longos processos de checkout.

Use uma barra de progresso durante o processo de checkout

Ao fazer compras em uma loja, os clientes geralmente preferem saber quanto tempo levará sua experiência de compra online. 

Se os clientes não souberem há quanto tempo estão em um determinado estágio do processo de checkout, eles podem abandonar o carrinho sem perceber que a compra está quase concluída. 

Adicione uma barra de progresso a cada página de checkout para ajudar os compradores a ver quanto tempo mais eles precisam gastar para reduzir o abandono do carrinho. 

Essa é mais uma forma de otimizar a praticidade do processo de checkout, ajudando seu negócio online a atrair mais clientes.

Use um CTA forte e exclusivo no checkout

O CTA certo pode convencer compradores online indecisos a adicionar um item ao carrinho. O mesmo vale para o checkout. 

Um CTA forte no checkout deve combinar com o tom da página do produto. Eles também devem orientar os compradores em cada etapa do processo de checkout usando uma linguagem orientada para a ação. 

Fique longe: “Continuar” ou “Prosseguir”.

Tente um CTA como este: “Vá em frente! Você está a apenas dois passos desta oferta por tempo limitado.” 

Teste diferentes opções para determinar quais são as mais eficazes. 

Dessa forma, o CTA correto varia dependendo do produto que está sendo vendido e do ambiente de vendas.

Permita que os compradores salvem o carrinho para mais tarde – com lembretes de check-out

Os compradores podem não ter tempo para passar pelo processo de checkout agora. No entanto, eles podem pretender concluir a compra posteriormente. 

Certifique-se de que seja fácil permitindo que os compradores salvem seus carrinhos durante o processo de checkout. 

Adicione isso à sua campanha de carrinho abandonado automaticamente, começando com o primeiro prompt depois que um comprador salva o carrinho. 

Assim, se os clientes pudessem retornar aos seus carrinhos quando tivessem mais tempo para fazer compras online, o abandono do carrinho seria uma causa menos significativa de perda de receita.

Otimize a velocidade de carregamento da página

Tempos de carregamento lentos na sua página de checkout (e em todas as outras páginas do seu site) podem aumentar muito as taxas de abandono do carrinho. 

Lembre-se, seus clientes levam vidas ocupadas. Se a velocidade do seu site não for ideal, os compradores podem clicar com muita frequência antes de concluir uma compra. 

Verifique se a velocidade do seu site está otimizada para todas as versões da sua loja. Isso inclui seu site móvel.

As estatísticas mostram que as compras móveis estão se tornando mais populares e podem em breve ultrapassar as compras online em computadores. Dessa forma, muitas lojas de comércio eletrônico estão otimizando seus sites e aplicativos móveis para atender a essa tendência. O seu também precisa fazer isso. 

Use pop-ups de intenção de saída

Uma das melhores maneiras de reduzir o abandono do carrinho de compras é criar um pop-up que use a tecnologia Exit-Intent® .

Um pop-up de intenção de saída exibirá sua campanha quando um usuário estiver saindo ativamente de sua página de checkout. Portanto,  você pode capturar a atenção do usuário no momento exato em que ele planeja abandonar o carrinho. 

Sendo assim, se você realmente deseja reduzir o abandono de carrinho, pode aproveitar esse momento para incentivar seu potencial cliente com um código de cupom ou desconto promocional.

Crie um senso de urgência

Outra tática que você pode usar para reduzir o abandono do carrinho de compras é criar um senso de urgência. Isso significa informar aos clientes que qualquer desconto ou oferta promocional que você tenha não durará para sempre. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é com um cronômetro de contagem regressiva.

Portanto, o abandono do carrinho de compras online é um problema comum em sites de comércio eletrônico. Isso não quer dizer que é algo que você não pode resolver. 

Ao melhorar seu processo geral de checkout, minimizar os custos ocultos e alavancar as campanhas de carrinho abandonado, você garantirá que os carrinhos abandonados não atrapalhem seu sucesso.

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