Destinada a atender negócios de médio a grande porte
Wake Commerce é uma recente plataforma de e-commerce, cujo lançamento ao mercado é aguardado para este mês de abril de 2023. Em conjunto com Wake Experience, focada em dados, e Squid by Wake, direcionada para Marketing, esta nova plataforma de comércio online compõe a marca Wake. A meta da Wake é primordialmente disponibilizar recursos para empresas de comércio eletrônico de porte médio a grande.
Antes de adentrarmos no assunto específico da Wake Commerce, é relevante mencionar que a marca Wake pertence à Locaweb Company. Fundada em 1998, a Locaweb é uma empresa brasileira que atua no setor de hospedagem de sites, cloud computing e serviços online. A Wake surgiu em fevereiro de 2023, como resultado da fusão de seis empresas que a Locaweb adquiriu ao longo dos últimos anos:
All In: plataforma de Marketing de Relacionamento com clientes como Sephora e Magalu;
Squid: plataforma de Marketing de Influência com clientes como Unilever e Samsung;
Tray: plataforma de e-commerce com clientes como a CVC e Taurus;
Samurai Experts: ecossistema de aplicativos compatíveis com diversas plataformas e-commerce;
Síntese: soluções omnichannel para varejo com clientes como Speedo e TVZ;
Ideris: integrador multicanal voltado principalmente para a integração de marketplaces.
Logo, é evidente que a Tray é a principal contribuinte para a base da Wake Commerce. No entanto, a Wake Commerce, enquanto segmento voltado para o comércio online, enfatizará flexibilidade e robustez, atributos essenciais para atender empresas que buscam liderança no mercado.
COMO SURGIU A WAKE COMMERCE?
A origem da Wake Commerce está atrelada à contratação do ex-executivo da VTEX, Stone e Linx, Alessando Gil, pela Locaweb. Gil assumiu a função de executivo de Plataformas Enterprise e, a partir deste posto, começou a integração da All In, Squid, Tray, Samurai, Síntese e Ideris, com o intuito de criar uma marca unificada para atender principalmente o comércio online.
Como mencionado no início do texto, a Wake Commerce tem como público-alvo as empresas de médio a grande porte, ou seja, aquelas com um Volume Bruto de Mercadoria (GMV) de R$ 1,5 milhão até R$ 450 milhões por ano, de acordo com o portal EXAME. Nesse sentido, a Wake Commerce já inicia sua trajetória de forma promissora, herda de suas antecessoras clientes renomados como Riachuelo, Stanley e Aramis.
COMO OPERA A MAIS RECENTE PLATAFORMA E-COMMERCE DO MERCADO?
Segundo a Locaweb Company, a Wake Commerce é uma plataforma headless. Portanto, possui um front-end dinâmico, completamente independente do back-end, tornando-a desde seu princípio uma tecnologia omnichannel, com módulos que permitem maior e melhor escalabilidade aos projetos.
Ademais, a Wake Commerce proporciona aos seus clientes a oportunidade de atuarem tanto como marketplaces in como marketplaces out. Em outras palavras, os usuários da plataforma podem funcionar como proprietários de marketplaces ou como sellers (vendedores) em marketplaces de terceiros. Ou ainda, de ambas as maneiras.
Por fim, os clientes da Wake Commerce podem usufruir com maior facilidade das soluções da Wake Experience, voltada para coleta, análise e uso de dados no comércio; bem como da Squid by Wake, direcionada principalmente para o Marketing de Relacionamentos.
COMO ESTABELECER UM E-COMMERCE COM A PLATAFORMA WAKE COMMERCE?
Nem todas as empresas possuem um departamento de desenvolvimento para lidar com a criação, lançamento, aprimoramento e promoção de e-commerce. Por isso, a Wake está desenvolvendo um ecossistema de parceiros com agências de e-commerce e Marketing Digital para auxiliar empreendedores como você a concretizarem seus projetos.
Aqui na Proex Digital, temos uma parceria de longa data com a Wake e somos parceiros certificados. Já realizamos vários cases de sucesso em conjunto com a Wake. Nossa equipe é super qualificada para criar, lançar, melhorar e divulgar lojas online e marketplaces para nossos clientes, não importa onde estejam, seja no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo.